mais uma incursão pela espectacular serra do ladário.
eu, o Evaristo e o Pedro Fonseca, saímos de paradela com destino ao alto da serra do ladário, para explorar caminhos novos na parte sul da encosta. ao contrário da maior parte do ano, a serra encontrava-se muito verde, a aridez caracteristica da serra estava bem dissimulada.
depois de subirmos até ao posto de vigia, foi hora de comtemplarmos a beleza da serra, comermos a barrita e iniciar a descida. a descida pelo lado sul não tem trilho definido, apenas blocos de pedras pelos quais descemos e vegetação rasteira que dificulta a descida pois oculta a pedra solta e paus acumulados das chuvas de inverno, fomos obrigados a fazer a parte final da descida a pé, mesmo assim deu grande gozo fazer.
continuámos a descer, até que o trilho deixou de ser trilho, para passar a ser um mar de vegetação densa e silvas, a progressão a pé foi complicada, com os trilhos da outra encosta ali tão perto, foi uma boa meia hora pelo meio do mato e um machete tinha dado grande jeito. finalmente atravessámos o ribeiro que divide as duas encostas, conseguindo chegar ao caminho tão desejado.
as pernas e braços mostravam bem as marcas das silvas e tojos, concerteza naquela zona não passa ninguém há anos.
circundámos a serra, quer dizer subimos até à srª. da serra, agora sim por caminhos já marcados com fitas que por lá ficaram, seguindo até lameiro longo para descermos os famosos singletracks da zona.
esta volta pela serra do ladário, é difícil, é uma volta de puro enduro e não de crosss coutry, nos caminhos impera a pedra, muita pedra e solta, pensava eu que a parte com mais dificuldade estava ultrapassada, mas estava bem enganado.
iniciámos a descida dos singles e de facto dá para divertir em algumas zonas, pois noutras em que os drops são muito desnivelados, já não é para mim e para os 90 de curso da minha suspensão. não é de facto o meu terreno favorito, não sou destemido o suficiente para arriscar. em arcozêlo das maias, viemos a abrir pela linha do vale do vouga.
foi uma manhã divertida e bem suada, com grau de exigência elevado, tanto técnico como físico.
blogs
musica
bireli lagrene e richard galiano
fotos
desporto
pedro pinheiro triatleta amador
gastronomia
turismo
actualidade