finalmente conheci a famosa pista de downill do ventoso perto de águeda.
eu e o evaristo saímos de albergaria com o objectivo de chegar ao alfusqueiro, fazendo parte do percurso da maratona de vale do vouga. ao atravessarmos a nacional iniciámos logo com uma descida bem longa e divertida, que nos levou ao caminho que sai junto à ponte de ferro em sernada.
seguimos o trilho normal até à eólica de macida. de salientar negativamente, a primeira subida do caminho da alombada, está alargada e lisa parecendo uma autoestrada, a descer pouca pica deve dar. junto da eólica foi tempo da barrita e da banana, já estava mesmo a precisar pois tinha comido apenas um iógurte.
depois de passarmos o túnel da a25, foi um tal descer vertiginoso até ao vale da bonita aldeia de seixo, descida com muita pedra e rêgos e uns ésses muito engraçados, ao qual o evaristo comentou a parecença com os da fórmula um, lol. mas o que é bom rápidamente se acaba, fomos presenteados com uma bela subida em pedra lisa, tipo calçada, que com tempo molhado deve ser bem escorregadia.
entrámos então na subida para a pista de downill, excelente paisagem com as eólicas do caramulo de um lado e as talhadas do outro, devido à névoa não se conseguia ver a ria de aveiro. os trilhos sendo single tracks ou não são todos eles de pedra, muito solta e lascada o que torna as descidas muito perigosas, mas ao mesmo tempo espectaculares.
gostei bastante de fazer a descida, cortei-me nos sítios onde senti dificuldades e não arrisquei nos desníveis maiores, pois nunca me senti com segurança, devido ao amortecedor estar muito duro e ter sómente 90 de curso na frente, mesmo assim foi divertido.
parámos na ponte do alfusqueiro para umas fotos para a posteridade, antes de entrarmos segundo o evaristo na garganta do rio marnel, também desconhecido para mim. é uma zona com muita vegetação, muito sombria, sempre junto ao rio e num sobe e desce com muitas lombas divertidas e rápidas, vimos algumas famílias a usufruir do melhor da natureza. continuámos por valongo do vouga, sernada e subida para albergaria.
foi uma manhã excelente de btt, felizmente não houve imprevistos ou quedas, para quem já não respirava o ar da serra há duas semanas, foi um grande tónico para enfrentar a semana de trabalho na boa companhia do evaristo.
blogs
musica
bireli lagrene e richard galiano
fotos
desporto
pedro pinheiro triatleta amador
gastronomia
turismo
actualidade