VEM PEDALAR
Terça-feira, 13 de Julho de 2010
freita 2010-07-10 / merujal-tebilhão

chegámos ao estacionamento em frente do parque de campismo do merujal, por volta das 9h30, o calor já se fazia sentir, ìa ser um dia bem quente, mesmo assim muita gente preparada para caminhar.

iniciámos o percurso ligeiramente a descer pelo lado nascente da serra, mostrando-nos arouca do nosso lado esquerdo e a encosta bem verde, com as eólicas lá em cima do lado direito. fomos circundando a aldeia de albergaria da serra, até que subimos ao planalto por alcatrão.

no planalto da serra, saímos do alcatrão para entrar por um caminho tipo pedreira, que nos levou a atravessar o rio caima, que nasce  na serra da freita, corria apenas uma fina língua de àgua. como não estávamos satisfeitos voltámos para trás pois tinha sido um erro de navegação. agora sim, ligeiramente a subir, foi preciso muita técnica para conseguir ultrapassar aquele mar de pedra a pedalar, não imaginávamos o que nos esperava.

por estrada descemos vertiginosamente até tebilhão, onde nos refrescámos e enchemos os sacos com àgua bem fresquinha. com passagem pela igreja, descemos até à aldeia. meia dúzia de casas bem lá no fundo, viver ali não deve ser nada fácil. continuámos a descer por uns carreiros estreitos e empedrados, que deu para divertir, até começarmos a subir para a aldeia de cabreiros, uma comprida e difícil parede.

resolvemos comer as sandes que levámos,  na estrada para candal lá encontrámos um cafézinho com uma mesinha de pedra à sombra de uma latada de kiwis. as minis caíram mesmo bem, estávamos ressequidos, a temperatura rondava os 35º. ainda dei a sugestão de irmos a candal e coelheira, mas ninguém teve vontade e retomámos o percurso. a pequena escola de cabreiros mostrava sinais de abandono de alguns anos.

de cabreiros começámos a descer para o rio de frades, por um caminho inclinado e empedrado de xisto lascado, que faz parte do pr28. foram cerca de 4 kms a pé, com uma paisagem espectacular, com as encostas da serra a ladearem-nos e no vale uma fina linha ondulada a distinguir-se, os meandros do rio de frades, soberbo.

soberbo foram mesmo os mergulhos que demos numa das lagoas do rio, com a àgua corrente a borbulhar,  fez-nos desfrutar de momentos singulares, que ficam retidos na memória.

em bouceguedim começou a grande escalada. já estava à espera da subida de 10 kms, mas não com a dificuldade técnica que esta exigiu. estava-se a 260 metros de altitude e tinhamos de subir muito perto dos 1100 m. foi dura, muito técnica e físicamente extenuante, cheguei ao planalto com as pernas a doer, mas satisfeito por ter conseguido ultrapassar tamanha barreira quase sempre a pedalar, o que nem todos podem

dizer o mesmo.

houve mesmo alguém que fez do passeio de btt, um passeio de caminhada.

no planalto seguimos pela estrada até merujal em grande velocidade, cansados e ansiosos por chegar e tomar mais uma mini.

infelizmente nem tudo correu pelo melhor, pois o jp teve uma pequena queda e o quadro ao embater numa pedra aguçada, deixou o triângulo trazeiro inutilizado, ao deixar o tubo em forma de v, veremos se a trek ainda terá agum em stock.

a voltinha foi bem fixe. foram 55 kms com 1500 m de acumulado ascendente e 60 kms de velocidade máxima, numa zona de paisagem ímpar, onde o contacto com a natureza na sua forma mais pura, cria vontade de regressar rápidamente.

mas, na próxima ida à freita o destino terá de ser drave.

tags:

publicado por bttmais às 00:27

vem pedalar
só para quem gosta de música!!!!!