VEM PEDALAR
Segunda-feira, 3 de Maio de 2010
a idade da pedra

foram 110 kms de grande diversão, concentração e ...algum sacrifício.

 

fui para vermoil com algum receio, as voltas domingueiras e os treinos não passam dos 60 kms, daí na mente a martelar: como vai ser a partir dos 80, será que me aguento nas "canetas"? esta dúvida agudizou-se devido à chuva, cheguei mesmo a questionar a minha participação, felizmente deixou-nos, para nunca mais voltar.

 

saímos do campo de futebol de vermoil, talvez mais de 100 bttistas, o grupo foi-se esmiuçando com os prós a dispararem e outros menos prós a deixarem-se levar pela adrenalina, já rolávamos a mais de 30 e para mim era demais, naõ fui em tolices e deixei-os ir, pois o dia ia ser bem longo.

uma subida íngreme originou a reúnião das tropas com a bicla à mão, iniciou-se então a grande aventura pela serra do sicó.

 

o bttralhos disponibilizou um percurso longo, duro e técnico.

 

com os gémeos já quentes da subida apeada, apareceram uns single tracks a descer cheios de pedra escorregadia devido ás chuvas. estava longe de imaginar que os single tracks nos iriam acompanhar até ao final do percurso. pois é, foram singles para todos os gostos, a descer  a subir, com pedra, com muita pedra, com lama, com erva, com vegetação densa que não lembra ao diabo, foi necessário muita destreza e concentração para saltitar de pedra em pedra sem apear ou mesmo sem cair.

 

 

as subidas exigiram muito esforço, devido à pedra e ou gravilha solta, tentei sempre fazê-las e práticamente consegui superar a maior parte.

os estradões também com muita gravilha, não dava para abrir à vontade nas descidas, pois a bike rabeava muito, os 46 de velocidade máxima demonstram bem as dificuldades.

 

as descidas de pedra não faltaram para ajudar na festa, com alguns mais destemidos a esquecerem os travões e a lançarem-se por lá abaixo, sem dó nem piedade, felizmente sem consequência.

 

no rabaçal, eu e o meu parceiro de viagem evaristo, abancámos no restaurante para uma sopinha de legumes, uma chanfana e uma cervejola, que assentou ás mil maravilhas. já bem escorados, seguimos até ansião, tínhamos feitos 70 kms e o track dividía-se, optámos por continuar com o desafio sem atalhanços, desde início esse era o objectivo.

 

de salientar aos 83 kms, numa paragem para comer e que estávamos com o grupo de aveiro (afonso) e com o martinho que já não via  há alguns anos, a hospitalidade dum sr. que nos ofereceu água e que podíamos abastecer ou refrescar sempre que por lá passarmos.

 

a uns 15 kms do final, já sentia que tinha estofo para acabar, deixei de proteger as pernas e comecei a utilizar mudanças mais pesadas. foi com enorme satisfação que cheguei a vermoil (19h15), por ter ultrapassado este enorme desafio, com um nome bem a condizer:

 

a idade da pedra

 

sintetizando, os inúmeros single tracks, a pedra e o sobe e desce constante, foram os grandes companheiros durante todo o percurso, aliado à bela paisagem circundante fizeram um passeio inesquecível e para repetir, que recomendo vivamente.

 

no final, houve banho quentinho e lanche com pizza, sumo e laranjas. para um passeio gratuito é de se tirar o chapéu, nem por vezes em passeios organizados isso acontece, lol.

 

um grande obrigado ao bttralhos por estes mimos e sobretudo pelo dia espectacular que nos proporcionaram, que para mim que já pedalo há alguns anitos, foi o melhor passeio que fiz até hoje. um obrigado também ao companheiro, navegador e fotógrafo evaristo.

 

 

 

 

 

 


tags:

publicado por bttmais às 12:22
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Martinho a 3 de Maio de 2010 às 23:40
Olá Fernando, É sempre bom encontrar companhia de outros tempos e ver que por mais que o tempo passe, esta paixão pela natureza e o desfrutar dela leva a que os nossos caminhos se cruzem. Um grande abraço. Martinho


De fernando a 6 de Maio de 2010 às 00:25
boas martinho. se não tivesses falado passavas sem te reconhecer.

pode ser que de vez em quando a gente se cuze nalgum trilho.

abraço


Comentar post

vem pedalar
só para quem gosta de música!!!!!
só para conhecedores
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


mecânica
arquivos

Novembro 2011

Outubro 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

tags

todas as tags

mais sobre mim
links
Weather Forecast | Weather Maps | Weather Radar
tecnica mtb

Contador site